Quem somos

Somos um grupo de jovens educomunicadores de escolas públicas de Salvador (BA), que se formou para a cobertura do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que ocorreu no final de março de 2012 aqui na Bahia.

Nos animamos e agora queremos promover a cobertura da Rio+20 e da Cúpula dos Povos, dois grandes encontros mundiais que irão debater sobre meio ambiente, economia verde, comunicação, educação ambiental, mobilização, cultura e desenvolvimento sustentável. Queremos entender esse debate e mostrar pra você, "cidadão comum", o que é que você tem a ver com tudo isso e como essas discussões podem mudar o mundo em que você vive!

Estamos nos programando pra ir ao Rio de Janeiro entre 15 e 23 de junho. Enquanto isso não acontece, vamos publicar aqui no blog notícias, ações que estamos fazendo em Salvador pra conversar sobre os temas da Rio+20 e da Cúpula dos Povos, organizando mobilizações nas escolas, em nossas comunidades e em reuniões como a do Comitê Baiano da Rio+20.

Conheça cada um da nossa equipe:


Eu sou Verena Filgueiras (14), estudante de nível médio da rede estadual de ensino da Bahia, e ainda desempenho o curso Técnico de Meio Ambiente do CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional. Além disso, faço parte do grupo Voz Jovem, que irá fazer a cobertura educomunicativa da Cúpula dos Povos e da Rio+20.
Nós iremos pensar e desenvolver ações e estratégias para divulgação da Conferência e da Cúpula dos Povos, com os recursos de mídias disponíveis; e vai ser muito interessante que as pessoas possam ver que leitura nós jovens iremos fazer de tudo que irá acontecer.
Para mim, bem como para meus amigos será uma oportunidade muito enriquecedora participar desse grande momento histórico. É por isto, que iremos produzir o melhor conteúdo possível e extrair o maximo aprendizado de tudo que viveremos.


Meu nome é Tamires de Jesus conceição, sou aluna sou do colégio Estadual de Vilas de Abrantes e tenho 16 anos. Eu quero participar da cobertura da Rio+20 e da Cúpula dos Povos pra desenvolver meus conhecimentos e levá-los pra aqueles que não sabem o que se passa. Fazer essa cobertura será uma forma de aprender mais e passar todas as informações recebidas para aqueles que estão desinformados. E também desenvolver nosso trabalho na escola e nas comunidades.


Eu sou o Samuel Cunha Tosta, tenho 17 anos e estudo no Colégio Estadual Vilas de Abrantes. Tenho como objetivo ir à Rio+20 e à Cúpula dos Povos: ganhar conhecimento e passar para outras pessoas, inclusive jovens adolescentes e gente com mais idade que não tem acesso a tal conteúdo. Também quero aprender para falar mais sobre ações ambientais, métodos de preservação, saber mais sobre as coisas que acontecem de forma mais rápida, além de conhecer pessoas do meio ambiental e manter contato com os mesmos para ter conhecimento das reuniões sobre meio ambiente que acontecem.

Meu nome é Bianca Aguilar Maciel, sou estudante do Colégio Estadual Vilas de Abrantes e gostaria de participar da Conferência Rio+20 e da Cúpula dos Povos porque assim poderei estar presente e acompanhar decisões tomadas que dizem respeito ao meio ambiente, poderei também participar de forma mais ativa no evento através da cúpula dos povos e fazendo a cobertura compartilhar essas informações com os jovens que não tiveram a mesma oportunidade ou até mesmo não sabem o que está acontecendo no seu país. 

Olá, eu sou o Daniel Senna e estudo no Colégio Estadual Vilas de Abrantes, que fica em Camaçari. É muito importante, nos dias em que estamos vivendo, com tanta degradação das florestas, dos rios e poluição do ar, temos um espaço como a COBERTURA EDUCOMUNICAÇÃO, onde perguntamos,questionamos e respondemos sobre todas essas questões ambientais, o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental foi o ponta pé inicial para despertar em nos estudantes o desejo de extrair e passar mais informações, e isto vem nos acompanhando desde então, no ultimo dia 22 de Abril, enquanto estava prestes a começar o show de Zélito Miranda, nosso grupo de estudantes foi entrevistar os cidadãos  que iria ver o show, e as principais perguntas foram, O QUE É A RIO+20, O QUE É SUSTENTABILIDADE, O QUE É A CÚPULA DOS POVOS E ECONOMIA VERDE, de 100% apenas 5% sabiam responder todas as perguntas, os outros 95% não sabiam do o que se tratava nenhuma das perguntas, isso mostra o quanto a organização do evento está interessada na divulgação do evento, e o quanto estão preocupados em saber que a sociedade está sem informação. 



Olá, sou a Andreia Barbosa da Silva, tenho 17 anos e estudo no Colégio Estadual de Vila de Abrantes. Faço parte do CONVIDA- CEVA sou aluna do terceiro ano de Ensino Médio. Estou muito interessada na cobertura, pois vai ser uma experiência fantastica, para aprimorar os conhecimentos. Também quero auxiliar da melhor forma possivel o grupo, como mais uma integrante nessa conferência, que tem como prioridade o nosso meio ambiente. Quero, assim, poder levar informaçoes, e o mais importante, colocar em prática toda as decisões tomadas para a proteção do nosso planeta.
           

Oi pessoal. Eu sou o Ramon Brígido, tenho 18 anos e estudo no Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, em Plataforma (Salvador). Quero cobrir a Rio+20 e a Cúpula dos Povos para me desenvolver na comunicação e passar informação para o povo baiano, que ainda não sabe o que está se passando com o nosso planeta!




Sou Tereza Farias, bióloga e professora no Colégio Estadual de Vila de Abrantes, o CEVA. Desenvolvo um trabalho junto aos estudantes desta escola desde junho de 2010, com o Coletivo de Meio Ambiente. Nossas ações estão pautadas no empoderamento juvenil e na ampliação da consciência sócioambiental, despertando nos jovens a importância de serem protagonistas em sua comunidade, valorizando as potencialidades locais e contribuindo para o fortalecimento da cidadania. Quero participar da Cúpula dos Povos e da Rio+20 com o intuito de adquirir conhecimento e contribuir com as discussões propostas, enriquecendo ainda mais o nosso trabalho e socializando com outros atores sociais que não poderão participar dos eventos no Rio.


Olá, sou Débora Menezes, jornalista e educadora ambiental, e escrevo no blog Educom Verde. Trabalho com educomunicação há alguns anos e ajudei a construir a cobertura educomunicativa do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Salvador. Foi tão bom que a garotada quis mais, e vamos tentar seguir rumo a Cúpula dos Povos. Não cobri a ECO-92 mas a expectativa agora, é possibilitar outros olhares na cobertura, por meio de não-jornalistas. Queremos que a Cúpula, a Rio+20 e o desenvolvimento sustentável tenham informações disseminadas pra quem é "gente como a gente". Esse é o objetivo principal da proposta deste blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário