quarta-feira, 30 de maio de 2012

7 questões críticas da rio +20

                   
                      ·         Emprego


  O Mercado de Trabalho é uma ferramenta vital, não só para a produção e geração de riqueza, mas também para a distribuição de seus frutos.

  O emprego verde é uma opção para 500 milhões de desempregados no País, e é também uma forma que podemos adquirir a preservação ou restauração da qualidade do Meio Ambiente.           


             

·          Energia

   A Energia é um ponto central para quase todos os grandes desafios e oportunidades que o mundo enfrenta hoje. Seja para trabalho, segurança, mudança climática, produção alimentar ou aumento da renda, o acesso à energia é essencial a todos, mais infelizmente o seu uso é inadequado.
  A Economia dessa ferramenta irá gerar menores possibilidades de danos afetivos ao Meio Ambiente, com a redução do uso descontrolado desse “bem” e a conscientização geral.



·          Cidades




 São grandes centros de ideias, comércio, cultura, ciência, produtividade, desenvolvimento social, mais toda moeda tem seus dois lados.

 O avanço econômico e social da população tem consequências quase irreparáveis, o CONSUMISMO é um deles. A renuncia de objetos superfulos e desnecessários também são a causa do prejuízo ambiental mundialmente, aumento da produção de lixos, energia, sendo assim em nada contribuem para algo positivo, ambientalmente falando.




·          Alimentação



 É hora de analisar nossa forma de cultivo, compartilhamento e a maneira como consumimos nossos alimentos.

  Agindo corretamente, a agricultura, silvicultura e pesca podem proporcionar alimentos nutritivos para todos e gerar rendas decentes, apoiando, ao mesmo tempo, o desenvolvimento rural centrado nas pessoas e a proteção ao meio ambiente. Atualmente, nossos solos, água doce, oceanos, florestas e biodiversidade estão sendo rapidamente degradados.

  A mudança climática tem aplicado grande pressão sobre os recursos que somos dependentes. Uma reviravolta na  alimentação e na agricultura mundial é necessária se ainda quisermos dar suporte alimentar aos 925 milhões de habitantes famintos e aos 2 bilhões de pessoas esperadas até 2050.
 O setor de alimentos e agricultura oferece soluções chave para o desenvolvimento, e é central para erradicação da fome e da pobreza.



·          ÁGUA




   Água tratada e acessível a todos, além de um direito é essencial, e há água doce suficiente no planeta para realizar a sua principal função de matar a sede de todos. Mas, devido à crise econômica ou infraestrutura defeituosa, diariamente pessoas são afetadas por falta desse recurso, entre elas crianças, que infelizmente morrem de doenças associadas à falta água, esgotamento sanitário e de higiene.

  Como consequência, começamos a ver um problema de grandes proporções ambientais para os próximos anos, maiores até do que a poluição do ar, que envolvem mudanças climáticas, perda de habitat de alguns seres vivos e obviamente escassez desse tão importante fator natural.
                                          




·          Oceanos



  Ao longo da história, oceanos e mares têm sido canais de comércio e transporte. A gestão cuidadosa deste recurso global essencial é uma característica chave de um futuro sustentável. Os oceanos - suas temperaturas, química, correntes e vida - impulsionam sistemas globais que tornam a Terra habitável para a humanidade. 
  A água da chuva, a água potável, o tempo, o clima, os litorais, grande parte da nossa alimentação, e até mesmo o oxigênio do ar que respiramos são, em última análise, todos fornecidos e regulados pelo mar. E ainda assim encontramos os oceanos em risco, o máximo de cuidado e preservação com este recurso se tornam não apenas necessários, mais obrigatórios e essências.



   ·          Desastres


Terremotos, inundações, secas, furacões, tsunamis e outros, são impactos devastadores nas pessoas, ambientes e economias. Mas a capacidade de recuperação dos afetados, seja ambientes ou continua a sendo possível.
 As escolhas podem ajudar ou prejudicar, cabe cada um saber qual escolha optar, são elas responsáveis por uma vida melhor, sendo elas relacionadas a forma de plantio e cultivo, construção de moradias, funcionamento do sistema financeiro, ensino nas escolas dentre outros fatores que contribuem para uma melhora significativa.
 Com um ritmo acelerado de desastres naturais, acarretando uma perda maior de vidas e propriedades, e um maior grau de concentração de assentamentos humanos, um futuro inteligente significa planejar com antecedência e colher os bons frutos de nossas atitudes.





    QUE TAL PARAR DE PENSAR E AGIR?

Vamos deixar nosso planeta assim? Feliz com todas as mudanças, mais não as mudanças climáticas e SIM as mudanças das nossas consciência. VAMOS SALVAR O PLANTE!!
  

Por:TAMIRES ANDRADE
                              


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário