quinta-feira, 14 de junho de 2012

UNICEF e o seu papel no desenvolvimento Sustentável.


No 3º dia do Encontro de Juventude e Educação para a Sustentabilidade Socioambiental, conversei com, Luciana Phebo, Coordenadora do UNICEF RJ/ES

Perguntei a ela: Quais ideias do UNICEF, quanto Sustentabilidade... Luciana respondeu, dizendo “que não existe sustentabilidade, se não se prioriza os direitos da criança e dos jovens, por que uma cidade que não valoriza os jovens, é uma cidade que não valoriza a sua infância. a infância, a juventude ela representa a sociedade e quando se coloca a juventude de lado a cidade ela não está sendo sustentável, quando uma criança, quando um jovem, se sente valorizado, se sente reconhecido, ele vai cuidar da sua casa,da sua comunidade e do meio ambiente. outro ponto é sobre equidade, não existe desenvolvimento sustentável, se não houver a participação de todos, cada ser é importante, o mundo precisa de cada ser deste planeta, precisa da força, da vitalidade, da inteligência, da afetividade que existe em cada um, e eu trouxe a frase do nosso filosofo, Chico Anysio, “Somos todos, insubstituíveis”, e ai a diversidade, é a grande bandeira da equidade".


Conversei também com Francisca Maria Oliveira de Andrade, Especialista em Programa do UNICEF, ela ressaltou a importância  da conscientização dos pais feita pelos alunos, para não construírem casas em locais inadequados, e que já esta em fase de construção  um programa de INTEGRAÇÃO NACIONAL, realizada pelo MEC, pra conscientizar os pais e alunos sobre construções em lugares de riscos, já que  o crescimento de desastres, em encostas e perto de praias, vem crescendo pelas ações do homem, e ela ressaltou também a necessidades de políticas publicas, para efetivação de crescimento da população.





Por: Daniel Sena  

2 comentários:

  1. Queria ressaltar esse trecho da entrevista que considero bem relevante: "por que uma cidade que não valoriza os jovens, é uma cidade que não valoriza a sua infância. a infância, a juventude ela representa a sociedade e quando se coloca a juventude de lado a cidade ela não está sendo sustentável"

    Cidade Sustentável é aquela que dialoga com todos os segmentos e suas diferenças.

    Abraços galera...vocês estão dando show...

    Iala Queiroz

    ResponderExcluir
  2. Bem colocado sua fala Lala Queiroz, se nos realmente desejar uma cidade sustentável, teremos que conversar com todos, desde a criança,até o idoso. Muito obrigado pelo seu apoio.

    ResponderExcluir